Regras



·    O objetivo do jogo é marcar golos. A equipa que marcar um número maior de golos vence a partida. Para ser válido a bola tem que ressaltar pelo menos uma vez na água. Vale um ponto.
·         Cada partida é dividida em dois tempos de 15 minutos cada com 5 minutos de intervalo. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prolongamento de 10 minutos (5’+5’), se continuar empatada, entra em sistema de morte súbita por mais 5 minutos, vencendo a primeira equipa a marcar. Se ainda assim não houver vencedor procede-se à marcação de cinco livres diretos a partir do meio campo, sem oposição, apenas com o guarda-redes adversário na baliza.

·         Começo e recomeço de jogo
ü  O jogo começa no centro do campo de jogo com um passe para o colega ou com remate à baliza adversária, pela equipa que ganhou o sorteio antecedente;
ü  Sempre que a bola sai, é reposta pela equipa que tem direito ao lançamento no local onde saiu ou no canto;
ü  Não existe canto se a bola for tocada para fora pelo guarda-redes;
ü  Sempre que for golo reinicia no centro do campo de jogo.
 
·         Faltas simples: São assinaladas pelo apito do árbitro que aponta na direção da baliza que pertence à equipa que cometeu a falta.
  • Não pode haver contacto direto com o portador da bola, só pode controlar ou impedir linhas de passe ou remate; o contacto mais direto só pode ser efetuado nos jogadores sem bola, mas sem violência ou brutalidade;
  • Sempre que um passe ou remate não for precedido por um ressalto da bola na água é considerada falta;
  • O jogador que insistir em realizar faltas sucessivas sobre o adversário terá que ser substituído por um período não inferior a 4 minutos;
  • Nadar com a bola na mão ou caminhar com a bola na mão é considerado falta;
  • Ter a bola na mão mais de 5 segundos, sem passar ou rematar;
  • Faltas são marcadas no local onde ocorrem;
  • Todas as faltas dão origem a livre direto, não havendo, no entanto, obrigatoriedade de rematar;

·         Faltas Graves: São assinaladas pelo apito do árbitro que aponta para o jogador que cometeu a falta e depois para a área técnica (zona do banco) correspondente à equipa faltosa, indicando que este deve sair da área de jogo. As regras de cobrança da falta grave são iguais às da falta simples. O jogador excluído deverá permanecer fora de jogo por um período nunca inferior a 4 minutos (intervalo não conta para esta contagem), podendo ser imediatamente substituído. O jogador que cometer duas faltas graves em um único jogo não terá o direito de retornar à partida.
  • Agarrar ou puxar o adversário. 
  • Atirar água para a cara do adversário. 
  • Interferir numa cobrança de falta. 
  • Desrespeito ao árbitro.

·         Faltas Gravíssimas: São faltas por agressão severamente punidas. Um jogador que cometer falta gravíssima será imediatamente suspenso da partida, não podendo retornar ao jogo em momento algum e ficará de fora nos próximos jogos (em caso de torneio), podendo ser substituído por outro jogador naquela partida e a sua equipa pode inscrever outro jogador na competição para os próximos jogos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário