· O objetivo
do jogo é marcar golos. A equipa que marcar um número maior de golos vence a
partida. Para ser válido a bola tem que ressaltar pelo menos uma vez na água.
Vale um ponto.
·
Cada partida
é dividida em dois tempos de 15 minutos cada com 5 minutos de intervalo. Quando
há empate em partidas eliminatórias, há prolongamento de 10 minutos (5’+5’), se
continuar empatada, entra em sistema de morte súbita por mais 5 minutos,
vencendo a primeira equipa a marcar. Se ainda assim não houver vencedor
procede-se à marcação de cinco livres diretos a partir do meio campo, sem
oposição, apenas com o guarda-redes adversário na baliza.
·
Começo e
recomeço de jogo
ü O jogo começa no centro do campo de jogo com
um passe para o colega ou com remate à baliza adversária, pela equipa que
ganhou o sorteio antecedente;
ü Sempre que a bola sai, é reposta pela equipa
que tem direito ao lançamento no local onde saiu ou no canto;
ü Não existe canto se a bola for tocada para
fora pelo guarda-redes;
ü Sempre que for golo reinicia no centro do
campo de jogo.
·
Faltas
simples: São assinaladas pelo apito do árbitro que aponta na direção da baliza
que pertence à equipa que cometeu a falta.
- Não pode haver contacto direto com o portador da
bola, só pode controlar ou impedir linhas de passe ou remate; o contacto
mais direto só pode ser efetuado nos jogadores sem bola, mas sem
violência ou brutalidade;
- Sempre que um passe ou remate não for precedido por
um ressalto da bola na água é considerada falta;
- O jogador que insistir em realizar faltas
sucessivas sobre o adversário terá que ser substituído por um período não
inferior a 4 minutos;
- Nadar com a bola na mão ou caminhar com a bola na
mão é considerado falta;
- Ter a bola na mão mais de 5 segundos, sem passar ou
rematar;
- Faltas são marcadas no local onde ocorrem;
- Todas as faltas dão origem a livre direto, não
havendo, no entanto, obrigatoriedade de rematar;
·
Faltas
Graves: São assinaladas pelo apito do árbitro que aponta para o jogador que
cometeu a falta e depois para a área técnica (zona do banco) correspondente à
equipa faltosa, indicando que este deve sair da área de jogo. As regras de
cobrança da falta grave são iguais às da falta simples. O jogador excluído
deverá permanecer fora de jogo por um período nunca inferior a 4 minutos
(intervalo não conta para esta contagem), podendo ser imediatamente
substituído. O jogador que cometer duas faltas graves em um único jogo não terá
o direito de retornar à partida.
- Agarrar ou puxar o adversário.
- Atirar água para a cara do
adversário.
- Interferir numa cobrança de falta.
- Desrespeito ao árbitro.
·
Faltas
Gravíssimas: São faltas por agressão severamente punidas. Um jogador que
cometer falta gravíssima será imediatamente suspenso da partida, não podendo
retornar ao jogo em momento algum e ficará de fora nos próximos jogos (em caso
de torneio), podendo ser substituído por outro jogador naquela partida e a sua
equipa pode inscrever outro jogador na competição para os próximos jogos.
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